agosto 31, 2014

Roma 2014 # 5

Não estava esquecido o ex-libris da cidade: o coliseu. :-)

Daqueles monumentos que fazem parte do nosso imaginário, que sempre conhecemos,... mas que consegue causar aquele impacto quando estamos perante ele. Afinal existe mesmo! :-))

Uma obra fantástica, se considerada que foi construída há mais de dois mil anos,... três andares, capacidade inicial para 50.000 espectadores, escapou ao incêndio do ano 64 e foi utilizado durante cerca de 400 anos, mesmo após a queda do império romano...


Como se pode ver nas fotos, o solo já cedeu há muitos anos, mostrando os corredores então subterrâneos por onde passariam gladiadores, feras e condenados...



Romanos vestidos de...romanos! :-)


Junto ao coliseu, o Foro romano, ruínas da antiga cidade e ponto nevrálgico do império. O interessante aqui, à falta de guia, é adquirir uns livros turísticos que reproduzem a realidade durante a Roma antiga; desta forma, podemos caminhar e imaginar o que seria este mesmo lugar nessa altura...

Passeando pela via romana principal...


Voltando um pouco atrás, houve dois dias que me levantei às 6 da manhã para explorar a cidade a pé. Descobri que é uma coisa que gosto muito de fazer: levantar cedo, descobrir caminhando e sentir a cidade a acordar! A Basílica de Santa Maria Maggiore...



Na igreja de Santa Maria in Cosmedin, a boca da verdade, a quem a lenda medieval atribui o poder de morder a mão a quem estiver a mentir!


No outro dia que "madruguei", subi à cúpula da basílica de São Pedro, no Vaticano. Devo ter sido o primeiro turista do dia! :-)... nenhuma fila, sozinho pela escadaria que vai afunilando até lá cima (550 degraus se não utilizar o elevador que permite reduzir para metade).

A vista para a praça de São Pedro...



A vista para o jardim do Vaticano...


E acabámos a estadia com um jantar numa espagueteria,... a contento da miudagem...e não só! ;-)


Prego! Até à próxima!

Gerês 2014

E para acabar as férias em beleza, nada como um giro, num dia de calor, até ao Gerês.

Daqueles sítios por onde já não passava (e parava) há algum tempo, mas sempre presente na memória. Ainda não foi desta que fiquei "alojado" por estas bandas, mas há de chegar o dia! :-)

Bem junto à albufeira da Caniçada...





Visita ao parque das termas, no centro da Vila...


E como o calor apertava, o desejo de um banho refrescante aumentava, principalmente pela pequenada. PNPG adentro e quase a chegar à Portela do homem, o rio Homem oferece uma belas lagoas para uns mergulhos.
Toca a experimentar!



Apesar de ter já estado várias vezes no Gerês, foram sempre visitas de um dia, pelo que saímos sempre com a vontade de agendar um fim de semana (ou mais qualquer coisa) para explorar melhor o parque nacional.
Até à próxima!

Marginal de Matosinhos 2014

Uma caminhada para desentorpecer as pernas, depois das férias!
Desde a foz do rio Leça, passando pelo farol...


Até à foz de outro pequeno rio: o rio Onda que separa Angeiras, Matosinhos de Labruge,Vila de Conde, sempre seguindo o caminho de Santiago pela Costa.


Ida e volta: 23 kms. Até à próxima!