janeiro 16, 2009

Madrid 2008

Capital espanhola desde 1561 (depois de Toledo), esta cidade, com um aglomerado de 6 milhões de habitantes, atrai o visitante não só pelas imponentes praças, palácios, museus e monumentos, mas também, pela sua vida e animação. Aderimos, desde logo, ao autocarro turístico que oferece 2 percursos – o histórico e o moderno. O primeiro vale muito a pena, com uma duração de 1h30m, percorre todos os pontos principais da parte antiga…a basílica de São Francisco, o Palário Real, a catedral de Almudena, a Plaza Mayor, a “puerta del sol”, o museu do prado, a “Gran via”, a porta de Toledo, a porta de Alcalá, o parque do bom retiro….só para mencionar alguns. O que impressiona de facto, em Madrid, são as avenidas repletas de prédios com fachadas imponentes….edifícios e mais edifícios dos séculos XVII e XVIII que preenchem aquelas avenidas….
.
A praça “Puerta del sol” é considerado o centro nevrálgico de Madrid …e de Espanha…ainda hoje exibe no solo um marcador que indica o ponto "Km zero", a partir do qual são medidas todas as distâncias a Madrid. Trata-se de uma zona muito comercial….
.
E um dos símbolos de Madrid…o urso!...bem no centro da praça "Puerta del sol".
.
Mais avenidas….e edifícios deslumbrantes…
.
A fonte de Neptuno…
.
O ministério da agricultura…
.
O famoso museu do prado, o maior de Espanha, possui colecções permanentes de pintura espanhola, italiana, flamenga, francesa e alemã, num total de mais de 5.000 peças expostas, entre quadros e esculturas. Para entrar, muita paciência, são filas intermináveis..mas lá conseguimos e vale muito a pena! Proibido tirar fotos…claro. Ao lado, encontram-se, também, os museus Rainha Sofia e Thyssen.
.
Uma estátua de Francisco Goya…um dos pintores espanhóis presentes no museu…
.

Uma igreja…
.
O n/ meio de transporte na cidade…
.
Outro edifício...não me lembro do nome... :-)
.
A porta de alcalá…um monumento em honra da vitória espanhola sobre as tropas napoleónicas. Curiosamente, em 2008, festeja-se o bicentenário da revolta do povo madrileno sobre as tropas franceses. Foi no dia 2 de maio de 1808, que o sentimento antifrancês enche as ruas da capital espanhola e expulsa as tropas de Napoleão…um desfecho importante, também, para Portugal…era o princípio do fim da ocupação ibérica.
.
A porta de toledo…
.
Um dos locais mais famosos de Madrid, em parte pela beleza escultórica da fonte que decora a praça e em parte pela animação das multidões que a invadem sempre que o Real Madrid obtém mais um triunfo futebolístico. A fonte, de 1782, com três tanques sobrepostos, é coroada por uma escultura representando a deusa Cibeles, mãe da vida e da fertilidade, no seu carro puxado por dois leões. Ao fundo, o Palácio das Comunicações…
.
A catedral de Almudena…onde casaram os príncipes das Astúrias…
.
Mesmo ao lado, o palário real de Espanha…não deu para visitar…filas intermináveis para entrar!
.
A “plaza mayor”…uma das principais praças de comércio, a par da praça “puerta del sol” e da “Gran Via”….
.
Com muitos artitas de rua…
.
Madrid tem, também, um grande parque urbano…o parque do bom retiro. Um enorme espaço, bem no centro da cidade, com lagos, estátuas, um monumento dedicado ao rei Afonso XII, um palácio de cristal e muito verde...mas não nesta altura do ano.
.
A estação de caminhos de ferro “Atocha”, local onde ocorreu o famoso ataque terrorista em Março 2004…por dentro, parece uma estufa quente com palmeiras….
.
Por fim, algumas fotos nocturnas…
.
Madrid oferece ao visitante muita cultura, com muitas salas de espectáculos, teatros e museus. Do ponto de vista arquitectónico, são avenidas e avenidas de belos edifícios, palácios, igrejas e catedrais. Gastronomicamente, só “tapas” por todo o lado, sendo que ao pequeno-almoço “os madrileños” acompanham o café com leite com churros e farturas!..Até à próxima!