abril 18, 2009

Ribeira do Porto 2009

Nada como um belo domingo de manhã soalheiro para voltar a pegar na bicicleta e dar uma pequena volta. Desta vez, foi mesmo pequena….cerca de 12 kms pela ribeira de Gaia, com vista para a zona histórica e património da humanidade: A ribeira do Porto!
Partindo das fontainhas – centro nevrálgico das festas são joaninhas, atravessamos a ponte do Infante, local de paragem para tirar as primeiras fotos. Ao fundo, a ponte D. Luis I, na margem esquerda, a cidade de Gaia, onde se destaca o quartel da serra do pilar, que incorpora a igreja com o mesmo nome.

Pedalou-se até lá (serra do pilar) e, na foto seguinte, a perpectiva contrária: a ponte do infante.

A vista sobre a cidade invicta é muito bonita, com destaque para o serpentear do rio Douro e a ponte D. Luis I…as próximas fotos assim o demonstram…
.
Umas fotos à igreja da serra do Pilar, antes da descida até à ribeira…
.
Já cá em baixo e, depois de uma descida bem inclinada…em paralelo…”a ponte D. Luiz I” ganha destaque. Toda ela construida em ferro, é constituída por 2 tabuleiros metálicos sustentados por um grande arco. Inaugurada em 1881, e apesar dos seus (quase) 130 anos de existência, continua imponente e a ser um ex-libris da cidade…
.
Na outra magem, a ribeira do Porto…neste dia, com direito a uma visita da marinha portuguesa…
.
Mas são outros barcos que, geralmente, compoêm a paisagem…os barcos rabelos! Embarcações típicas do rio Douro que transportavam o vinho desde a região do Alto Douro até às caves, em V.N.Gaia; hoje em dia, são peças decorativas.
.
Pedalando mais um pouco, em direcção à foz, a paisagem muda ligeiramente, menos urbanização, menos proximidade com a outra margem, o cheiro da maresia a fazer-se sentir e finalmente, o oceano atlântico a surgir…
.
No caminho de regresso, um último olhar para este belo cenário…
.
Os ciclistas do dia, entre muitos, que por lá andavam…
.
Até à próxima!