dezembro 19, 2012

Piodão 2012

De volta a Piodão! A última passagem por estas bandas data de Janeiro 2007...
Desta vez com uma vista mais privilegiada ao abrir a janela do quarto...


Como a chegada se deu ao final da tarde, apenas tempo para aproveitar a piscina aquecida do Inatel com a pequenada (lá fora não estariam mais de 3º celsius!!...e algum vento) e jantar!
O cognome "aldeia presépio" deriva da disposição das casas em forma de pinheiro na encosta da serra; com a iluminação nocturna ganha um encanto especial...


Dez horas e de pequeno almoço tomado, la fomos explorar a aldeia,... lá fora, o sol brilhava tenuemente...


Curiosamente, Piodão está virado a norte, pelo que sol no inverno só da parte da tarde...


Comparando com a última visita, achei agora a aldeia mais bem preservada, com mais casas recuperadas. Inclusive, um pequeno parque de estacionamento novo cá em baixo, junto ao rio...
De resto, mantém-se o sobe e desce das escadarias em xisto e ruelas estreitas...


Um aspecto que não tinha reparado antes, algumas portas azuis apresentam crucifixos no vão! Segundo um local, terá a ver com as visitas pascais... mistério desvendado...:-)!



Pois então, decidimos seguir as indicações da foto acima e fazer um percurso pedestre até Foz d' Égua... o número de kms é que não bateu certo com o endomondo do Filipe! No total, fizemos 8,5 kms,... somando as placas dá... 6,3 kms...!?!




Já em Foz d´Égua, um novo desafio: uma ponte suspensa! Ou era atravessar ou regressar pelo mesmo caminho...


No regresso à aldeia por outro caminho (Sim!...atravessámos a ponte), a serra da estrela com neve, bem lá distante...

 
Por fim, foi desfrutar de um almoço no centro da aldeia, à lareira! Caldo verde e alguns petiscos recompuseram-nos da caminhada! No comércio tradicional (onde somos obrigados a provar de quase tudo), tempo para comprar um licor de amora e broa de batata!
Até à próxima!