Destino já sob mira há algum tempo, mas sempre adiado.... até este fim de semana: As ilhas Cies!
Situadas à entrada da ria de Vigo, constituem um pequeno arquipélago de três ilhas, sendo que duas delas estão unidas por um longo areal, o que dará um comprimento máximo de aproximadamente 6 kms de uma ponte à outra.
Para lá chegar, só apanhando o catamarã em Vigo (ou Baiona para quem vem de Portugal), com capacidade para...500 pessoas!
Antes de embarcar, pormenor interessante: são entregues sacos de reciclagem aos turistas para "trazerem" tudo o que levam! Boa iniciativa!
À saída de Vigo, ainda avistando a ponte da
autovia para norte...
Numa viagem tranquila de cerca de 40 minutos, vamo-nos cruzando com pequenos veleiros...
Já muito próximos...
A beleza da ilha está sem dúvida na cor da água, ora verde-esmeralda, ora azul-turquesa, e das areias brancas e finas. Completando o cenário, o verde do arvoredo...
Por uns momentos, pensamos estar longe do continente europeu...
A famosa praia de Rodas, considerada em 2007 pelo jornal britânico
The Guardian, a mais bela do mundo (opiniões, claro!) é um extenso areal que une duas ilhas, sendo a maior e a mais procurada.
Não foi o nosso caso! Trezentos metros a norte, a
playa de Figueiras. Mais pequena, mas muito
hermosa!
E com uma particularidade que só descobrimos quando lá chegámos! :-)...vão ter de lá ir para saber! ;-)
Sendo uma reserva natural e protegida, a fauna é rica em aves marinhas, não podendo faltar as gaivotas que partilham literalmente a praia com os banhistas!
Depois dos banhos e do almoço, uma pequena caminhada de 3 kms para descobrir o lado poente da ilha, até ao miradouro do Alto do Príncipe.
Na subida, e para combater o calor, só a vista refrescava o corpo!
Estamos num dos pontos mais altos da ilha, a pouco mais de 150 metros de altitude. O ponto mais alto é mesmo na ilha do Faro (ou do sul), onde se situa o farol que ainda se vê no canto superior direito da foto.
A vista é muito bonita, conseguindo-se apreciar os dois lados da ilha.
Um local perfeito para um por-de-sol.
Aproximando...
Aproximando...
No regresso, e já com vontade de um bom banho, uma outra perspetiva da nossa praia...
A temperatura da água!? Fresquinha...
No final do dia, um reconhecimento ao lago de água salgada originado com a construção de um dique que possui aberturas suficientes para a água se renovar e, ao mesmo tempo, proteger certas espécies dos seus predadores.
Dique este que serve de acesso ao parque de campismo que existe na ilha do Faro, e que é por sua vez, a única forma de estadia nas ilhas.
Um lagarto à despedida...
Já na aproximação à cidade de Vigo...
Antes de terminar, uma nota: existe um limite diário de pessoas com acesso às ilhas, pelo que a melhor forma de garantir a visita é reservando os bilhetes através das empresas de transporte marítimo.
Até à próxima!