janeiro 04, 2016

Por Lisboa # 1

De regresso à capital por uns dias "natalícios".
Não pernoitava em Lisboa desde Dezembro 2009, precisamente nesta época festiva.
O objectivo desta vez era diferente. Não fomos com intenção de visitar monumentos (já visitados nessa altura), mas sim percorrer as ruas, os bairros, cafés, restaurantes,...

E para começar, o nome da rua onde pernoitámos, junto ao bairro alto, já era um motivo de interesse histórico. O poço dos negros não era mais nem menos que uma imensa vala criada para despejar os corpos dos escravos mortos durante o período dos descobrimentos; eram tantos que foi necessário improvisar este cemitério a céu aberto.


Subindo e descendo a calçada do Combro (zona histórica é mesmo assim), a pouco mais de setecentos metros, o largo de Camões.


Mesmo à entrada do Chiado, o café "A Brasileira", espaço emblemático, comparável ao "Majestic" no Porto (mas menos imponente na minha opinião). À porta encontra-se, provavelmente, a estátua mais fotografada da cidade, a do poeta Fernando Pessoa.


Chiado abaixo...


Na praça do Município, uma vila Natal. Já não faz o encanto da nossa miudagem "adolescente"...
Mas fomos abordados por um mágico que entretinha, e bem, quem por ali passava...


A câmara municipal de portas abertas ao público, deu para espreitar o átrio.


A rua Augusta. Sem dúvida, a mais movimentada da cidade no que diz respeito a transeuntes.
Já considerada uma das mais belas ruas da Europa em certos artigos de opinião.
À semelhança do Porto, achei Lisboa mais viva e dinâmica; muito edifício recuperado. Definitivamente, o turismo é uma aposta ganha!
Um edifício que se destacava pela decoração natalícia...


...e pela sua loja no rés-de-chão. O pastel de bacalhau com recheio de queijo da serra. No interior, era possível ver a confecção do mesmo. Bom,...mas caro.


O serão acabou na praça do Comércio, onde assistimos ao espectáculo de luz e som As Portas Encantadas. Tudo projectado para a fachada do Arco da rua Augusta, conta a história de uma equipa de duendes que divertem os espectadores com as suas trapalhices, em busca dos presentes de Natal.
Muito divertido.


Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário