O carnaval 2018 foi passado em Toledo, Espanha.
Grande confusão à chegada, pois decorria precisamente um cortejo carnavalesco. Ficamos impedidos de entrar no centro histórico com o carro, que acabaria por ficar na rua os 2 dias. Primeiro monumento: A Porta de Bisagra, uma espécie de arco triunfal com dois torreões.
Cidade quase toda amuralhada. Entramos pelo casco histórico adentro, desaguando na bela Catedral.
Impossível fotografá-la de corpo inteiro. Alguns pormenores de duas fachadas.
O interior é deslumbrante. Detalhes e recortes que obrigam a uma visita demorada.
A sala capitular.
Uma sacristia simplesmente espetacular, de onde se destaca, para além dos frescos do tecto, o quadro mais famoso do pintor toledano El Greco.
O Ayuntamento... que fica mesmo ao lado da Catedral.
Circulando pelas Calles, muitas referências ao período medieval e aos templários.
...bem como a D. Quixote de La Mancha...(afinal estamos na comunidade de Castilla-La Mancha)
Do ponto de vista gastronómico, a massa-pão é o ex-libris. Está presente em todas as confeitarias da cidade, servindo de matéria-prima para quase tudo o que é doçaria.
A nossa estadia foi, digamos, pitoresca. Um apartamento a 200 metros da Catedral, inacessível de carro, num edifício recuperado do séc. X (segunda a n/ anfitriã), com vários pormenores árabes e um átrio aberto. Muito giro!
Toledo é apresentada como a cidade das três culturas: católica, muçulmana e judaica, tendo conservada até aos dias de hoje muitos detalhes de todas estas influências. Com tradição no fabrico de espadas, já foi a capital da Hispânia.
Até à próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário