Descendo o Boulevard Saint Michel, uma fonte com o mesmo nome…
Ainda na margem esquerda do Sena, entramos no Quartier Latin…o bairro latino, umas das zonas mais buliçosas de Paris, que, com a prestigiada universidade da Soborne conferem a este bairro um carácter estudantil, com cafés, restaurantes, livrarias de rua, etc…
Atravessando o rio, voltamos à Île-de-la-Cité, para uma visita à catedral de Notre-Dame, através duma ponte, no mínimo.....insólita!... coberta de cadeados, com promessas de amor eterno!....
C’est Paris, c’est l’amour!….:-)
Um estilo, determinantemente, gótico…
Destacam-se, na fachada, as figuras bestiais ligadas às lendas medievais…
O interior da catedral…
Ainda na ilha, outro conjunto arquitectónico de elevado interesse é o constituído pela Sainte Chapelle e pela Conciergerie.
Dividem o edifício com o palácio da Justiça. Neste último, estão gravados, os princípios da revolução francesa que deram origem à idade contemporânea..."Liberdade, Igualdade, Fraternidade".
A “Santa Capela” é digna duma visita; divide-se em 2 naves, sendo a capela superior totalmente constituída por vitrais com mais de 15 metros de altura…
A Conciergerie é um edifício com ar severo.
Prisão de Estado desde o séc. XVI (agora museu), foi, durante a revolução francesa, o último domicílio de milhares de “guilhotinados”…
Uma cela…
Uma das mais famosas reclusas deste estabelecimento foi Maria Antonieta, a austríaca, esposa do futuro rei de França Luís XVI.
Viria a ser julgada e condenada à guilhotina, em 1793, por conspiração contra a república…Até à próxima!