julho 18, 2011

Paris 2011 - Dia 1


Instalados em Montparnasse, decidimos começar por explorar este bairro, a pé, rumo à zona "des Invalides"


 
Este conjunto de edifícios inclui o Hotel dos inválidos (agora museu) e a igreja do Dôme… o interior da igreja é altivo, destacando-se uma airosa cúpula….



 
Um dos principais motivos de atracção deste monumento é o túmulo do imperador Napoleão Bonaparte que tem lugar de destaque na cripta, num sarcófago majestoso, rodeado por 12 estátuas que representam a vitória…

 
O Hotel dos inválidos, agora museu da armada, foi mandado construir por Luís XIV, com o propósito de dar alojamento e assistência hospitalar aos inválidos da guerra!…. o que já explica o nome…


 
Atravessando a esplanada dos inválidos, vamos em direcção a uma das mais belas pontes de Paris: A ponte Alexandre III…

 
Concluída em 1900, a ponte leva o nome do Czar Alexandre III, para celebrar a aliança franco-russa de então,… sem dúvida que a ornamentação da ponte salta à vista de qualquer turista…



 
Falar de pontes em Paris implica falar do rio; o Sena é um rio navegável;… basta ver as dezenas de barcos que circulam, incessantemente!… há que apanhar um… na foto abaixo a Pont Neuf (Ponte Nova) que é, apesar do nome, a ponte mais antiga de Paris…

 
E o que não falta são pontes; pelo passeio de barco, cruzámos, talvez, 2 dezenas delas, só nesta zona histórica. Muitas delas ligam as duas ilhas: Île-de-lá-Cité e Île Saint-Louis às margens…


O barco permite várias paragens ao longo do rio…decidimos sair no Louvre…
Deparámo-nos, com um género de Arco de triunfo, o Arco do Carrousel, mais um monumento erguido em nome das vitórias de Napoleão, no princípio do séc. XIX…


Virando costas ao Arco,…. ficamos de frente ao (provavelmente) museu público mais famoso do mundo,… que começou por ser uma fortaleza medieval e residência dos reis de França, até ao séc. XVII…a dimensão e opulência do edifício impressionam!...



 
As galerias do Louvre acolhem, nos seus 19 hectares de superfície, gigantescas colecções de pintura e escultura, desde a antiguidade até meados do séc. XIX. São, certamente, necessárias várias horas de visita!...E com pequenos, ainda mais horas seriam necessárias!...quiçá numa próxima!...
No sentido contrário, entre o Arco do Carrousel e a Praça de la Concorde, estende-se, por quase 1 km o jardim das Tulherias…



Il continue...Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário