julho 30, 2011

Paris 2011 - Dia 3


Descendo o Boulevard Saint Michel, uma fonte com o mesmo nome…



Ainda na margem esquerda do Sena, entramos no Quartier Latin…o bairro latino, umas das zonas mais buliçosas de Paris, que, com a prestigiada universidade da Soborne conferem a este bairro um carácter estudantil, com cafés, restaurantes, livrarias de rua, etc…


Atravessando o rio, voltamos à Île-de-la-Cité, para uma visita à catedral de Notre-Dame, através duma ponte, no mínimo.....insólita!... coberta de cadeados, com promessas de amor eterno!....
C’est Paris, c’est l’amour!….:-)



Um estilo, determinantemente, gótico…




Destacam-se, na fachada, as figuras bestiais ligadas às lendas medievais…


O interior da catedral…



Ainda na ilha, outro conjunto arquitectónico de elevado interesse é o constituído pela Sainte Chapelle e pela Conciergerie.
Dividem o  edifício com o palácio da Justiça. Neste último, estão gravados, os princípios da revolução francesa que deram origem à idade contemporânea..."Liberdade, Igualdade, Fraternidade".


A “Santa Capela” é digna duma visita; divide-se em 2 naves, sendo a capela superior totalmente constituída por vitrais com mais de 15 metros de altura…





A Conciergerie é um edifício com ar severo.
Prisão de Estado desde o séc. XVI (agora museu), foi, durante a revolução francesa, o último domicílio de milhares de “guilhotinados”…



Uma cela…


Uma das mais famosas reclusas deste estabelecimento foi Maria Antonieta, a austríaca, esposa do futuro rei de França Luís XVI.
Viria a ser julgada e condenada à guilhotina, em 1793, por conspiração contra a república…Até à próxima!

julho 24, 2011

Paris 2011 - Dia 2


Retomando o nosso barco, passagem pela Assembleia Nacional de França…


Até ao próximo monumento que dispensa qualquer apresentação... La Tour Eiffel!

Inaugurada em 1889 (no centenário da revolução francesa), em plena outra revolução: a industrial, onde o ferro e o aço assumem-se como novos materiais de construção. 

Alguns dados: 320 metros de altura, 15.000 peças metálicas soldadas, 7.000 toneladas de peso…e 1.710 degraus!



Então, há que subir, né!? Mas pelo elevador, bien sur!... a vista do 2º piso…




E do 3º piso…



Onde existe um placar com as distâncias calculadas até cidades por esse globo fora,… assim, na direcção sudoeste...


Depois duma pequena viagem de metro, dirigimo-nos ao jardim do Luxemburgo; sendo um dos jardins mais populares da cidade, apresenta uma decoração muito cuidada e variada, com estátuas, jardins floridos, fontes, lagos…






De onde se avista, em segundo plano, o Panteão Nacional…


O Palácio do Luxemburgo, acolhe, hoje em dia, o senado francês, mas já foi residência real e prisão de Estado…



Um salto até ao Panteão nacional que possui os túmulos de homens ilustres, tais como: Vítor Hugo, Voltaire, Rousseau, entre outros…




É ladeado pela igreja de Saint-Etienne-du-Mont...


Il continue...Até à próxima!

julho 18, 2011

Paris 2011 - Dia 1


Instalados em Montparnasse, decidimos começar por explorar este bairro, a pé, rumo à zona "des Invalides"


 
Este conjunto de edifícios inclui o Hotel dos inválidos (agora museu) e a igreja do Dôme… o interior da igreja é altivo, destacando-se uma airosa cúpula….



 
Um dos principais motivos de atracção deste monumento é o túmulo do imperador Napoleão Bonaparte que tem lugar de destaque na cripta, num sarcófago majestoso, rodeado por 12 estátuas que representam a vitória…

 
O Hotel dos inválidos, agora museu da armada, foi mandado construir por Luís XIV, com o propósito de dar alojamento e assistência hospitalar aos inválidos da guerra!…. o que já explica o nome…


 
Atravessando a esplanada dos inválidos, vamos em direcção a uma das mais belas pontes de Paris: A ponte Alexandre III…

 
Concluída em 1900, a ponte leva o nome do Czar Alexandre III, para celebrar a aliança franco-russa de então,… sem dúvida que a ornamentação da ponte salta à vista de qualquer turista…



 
Falar de pontes em Paris implica falar do rio; o Sena é um rio navegável;… basta ver as dezenas de barcos que circulam, incessantemente!… há que apanhar um… na foto abaixo a Pont Neuf (Ponte Nova) que é, apesar do nome, a ponte mais antiga de Paris…

 
E o que não falta são pontes; pelo passeio de barco, cruzámos, talvez, 2 dezenas delas, só nesta zona histórica. Muitas delas ligam as duas ilhas: Île-de-lá-Cité e Île Saint-Louis às margens…


O barco permite várias paragens ao longo do rio…decidimos sair no Louvre…
Deparámo-nos, com um género de Arco de triunfo, o Arco do Carrousel, mais um monumento erguido em nome das vitórias de Napoleão, no princípio do séc. XIX…


Virando costas ao Arco,…. ficamos de frente ao (provavelmente) museu público mais famoso do mundo,… que começou por ser uma fortaleza medieval e residência dos reis de França, até ao séc. XVII…a dimensão e opulência do edifício impressionam!...



 
As galerias do Louvre acolhem, nos seus 19 hectares de superfície, gigantescas colecções de pintura e escultura, desde a antiguidade até meados do séc. XIX. São, certamente, necessárias várias horas de visita!...E com pequenos, ainda mais horas seriam necessárias!...quiçá numa próxima!...
No sentido contrário, entre o Arco do Carrousel e a Praça de la Concorde, estende-se, por quase 1 km o jardim das Tulherias…



Il continue...Até à próxima!