outubro 05, 2008

Costa Alentejana 2008

Começando bem cá no Norte da "Costa Alentejana", encontramos Tróia. À frente, na outra margem do rio sado, a serra da arrábida, com uma altitude 501 m. Deste lado da foz, praias de areias brancas e finas... Nesta região destaca-se o estuário do Rio Sado, que proporciona terrenos férteis nas terras circundantes, bem como o local ideal para o desenvolvimento de uma fauna única.
.

Descendo em direcção a Sul, sempre pela costa, chegámos a Porto Côvo. Pequena, mas bonita e acolhedora localidade, de cariz, determinantemente, piscatório. Destaca-se, também, pelas pequenas praias, aquecidas pelo sol, entre as falésias. Aqui, provei os meu primeiros "caracóis", uma iguaria desta zona costeira.
.
Falar de Porto Côvo, é falar da Ilha do Pessegueiro. Nada que uma pequena viagem de barco, de cerca de 30 minutos, para conhecer esta ilhota. Apesar do mar estar a "levantar", ainda foi possível efectuar a viagem nesse fim de dia.
.

Chegados à ilha, povoada de gaivotas, o n/ guia - Sr. Joaquim - , figura, sobejamente, conhecida por aqueles lados, conseguiu transformar o que seria uma simples visita a uma ilha deserta num verdadeiro conto da n/ história. Convém acrescentar que, além, de uma grande experiência como pescador, trabalhou nas obras arqueológicas realizadas na ilha, sendo assim, um grande conhecedor deste pedaço de terra. A visita foi, de todo interessante, descobrindo, aliás, o porquê do nome "Ilha do Pessegueiro".... mas isso, terão de descobrir por meio próprio....

Mais alguns cenários na costa alentejana...

Seguindo sempre em direcção a Sul, e já, em pleno parque do sudoeste alentejano e costa vicentina, duas localidades que se destacam - MIlfontes e Odeceixe. A primeira, definitivamente, mais turística e "populosa". A foz do rio Mira atrai muita gente no verão, havendo, já, uma oferta considerável de alojamentos.

Odeceixe, mais propriamente, a praia de Odeceixe, onde desagua a ribeira de seixe, que faz fronteira com a região do Algarve, proporciona um cenário soberbo, criando uma imensa praia de bandeira Azul. A ribeira que desagua no topo norte da praia permite a prática da canoagem e passeios de barco.

A costa alentejana caracteriza-se, assim, pelas praias selvagens e de rara beleza. As dunas intactas, as areias limpas e o azul do mar convidam à calma e tranquilidade. Esperemos que, no futuro, não se assista à "algarvarização" desta costa.

Na gastronomia, pratos de peixe, caldeiradas, feijoadas de búzios, e uma grande variedade de mariscos são algumas das delícias que a região oferece. Nas entradas, destaque para os caracóis e, a companhar, o inevitável pão alentejano! Até à próxima!