outubro 07, 2008

Raid TT Gerês 2008

Data: 4-Out-08. Hora: 8h45m.
Local de Partida: Arcos de Valdevez.
Clima: Sol, Tempo fresco e Terreno seco.
.
São estes os dados iniciais para uma aventura de Todo Terreno realizada por um grupo TT do norte, pelo n/ único parque nacional: O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Assim, condutores ao volante dos "Jeeps" presentes, co-pilotos (o meu caso) com os road-book's na mão, seguimos em direcção ao PNPG.
.
Numa primeira leitura ao road-book, a chamada de atenção pelos cuidados a ter com a conservação da natureza; afinal, trata-se, não de um raid de competição, mas sim de um raid turístico e cujo principal objectivo é desfrutar da paisagem circundante. A prática de um TT de forma responsável e amiga do meio ambiente faz parte do código de conduta destes amantes do 4x4.....mas, vamos às fotos...já em pleno monte.
.
. Quanto ao percurso, dividido em 2 partes, de manhã, um troço de cerca de 45 Kms entre Mezio e Castro Laboreiro. Pelas indicações do roak-book, muito piso duro (leia-se pedras) nesta primeira etapa e alguns obstáculos a ultrapassar.....entre os quais, "vaquinhas".....muitas "vaquinhas" à solta, pelo monte. Há que respeitá-las, afinal, chegaram antes de nós!
.

Mais obstáculos!

Passagens estreitas!

Rios, poças e claro....muita lama!

"Lá em cima", além do ar puro, podemos desfrutar de rios despoluídos e lagos. Enfim, tudo o que não se encontra nos meios mais citadinos.

E a paisagem continua, por vezes com mais vegetação, outras vezes, mais agreste....

Além das vaquinhas, também muitos cavalos. Estes mais "selvagens" diria; isto porque, não se aproximavam tanto. Ainda assim, deu para tirar algumas fotos.

Quase a chegar à hora de almoço, tempo para passar perto de parques eólicos...que vão "povoando" a serra da Peneda. Só quando se passa perto destes modernos "moinhos", é que se tem a noção da sua envergadura.

Finalmente, Castro Laboreiro! Que é como quem diz: Hora de almoço! È que estes ares abrem o apetite! Uma vitela assada acompanhada por vinho verde da região e como sobremesa, uns sonhos recheados de gelado e cobertos com caramelo deram para recompôr a situação. Na foto abaixo, a vista do restaurante...

Para a segunda parte do dia, um percurso de cerca de 42 Kms - Castro Laboreiro a Melgaço. Segundo o road-book, um percurso com mais troços em terra batida e asfalto (ou seja menos pedra), o que permitiria mais velocidade..... até porque, a hora de almoço acabou por volta das 16h00!

O sol começa a "fugir" do outro lado da montanha....
.

E antes da despedida do sol e da montanha, uma última foto entre a vegetação.

Assim, depois de muitos solavancos, alguma poeira levantada e muita emoção, a chegada a Melgaço deu-se por volta das 20h00. É sem dúvida uma forma diferente de conhecermos as serras do Parque Natural da Peneda-Gerês. Até à proxima!