outubro 07, 2008

Gavião - Monsanto 2008

Gavião é uma vila portuguesa, situada no alto alentejo e pertencente ao distrito de Portalegre. Geograficamente localizada na margem sul do rio tejo, Gavião tem para oferecer ao visitante uma bela paisagem natural: A praia do Alamal com vista privilegiada para o castelo de Belver. Trata-se de um local, no mínimo, tranquilizador e convidativo a uns longos passeios a pé pelas vastas zonas verdes. O castelo medieval de Belver completa este cenário edílico. O sossego do rio permite, também, a prática de algumas actividades desportivas. Um local a revisitar, definitivamente!

Neste fim de semana, e já em direcção ao norte, decidimos passar pela aldeia de Monsanto. A considerada "aldeia mais portuguesa de Portugal" é destino obrigatório dos roteiros das aldeias mais originais. Deslumbra pela sua interpenetração das casas com os rochedos graníticos, pelas ruas estreitas e sinuosas, o seu castelo e a magnífica vista sobre todo o vale. Os locais conseguem descobrir nos penedos, formas e rostos humanos que, orgulhosamente, tentam identificar e demonstrar aos visitantes.

.
Situada no distrito de Castelo Branco, a poucos quilómetros de Espanha, Monsanto foi conquistado aos Mouros, em 1165. Mais tarde, doada à ordem dos templários, que lhe edificaram o castelo, serviria de defesa contra Leão. Na foto abaixo, consegue-se ver a albufeira de idanha-a-nova. Até à próxima!
.
.